22 fevereiro 2007

jEdit : Editor simples mas poderoso - parte 1

Engraçado observar que sempre que alguém começa a desenvolver em Java logo vai a um fórum (guj, javafree, portaljava) e faz a clássica pergunta:

Qual IDE devo utilizar? (Quem já viu? \o/)

Daí acompanhando vários tópicos parecido para não dizer iguais a este, percebi que existe algumas respostas quase que mantendo um padrão.

O primeiro e campeão é dos 'evangelistas e defensores de IDE', que nem vou citar aqui para não gerar uma flamewar no meu blog, pois menosprezar uma IDE pode desencadear ameaças de morte em série e tudo mais.

O segundo colocado é padrão 'respostas dos masoquistas', dizem que o bom é aprender digitando código no editor de texto padrão do sistema operacional.

Pronto, o carinha que pediu uma dica agora se vê no meio de uma guerra e sua única alternativa de fugir dela é através da utilização dos arcaicos editores de texto no sentido de não disponibilizarem recursos básicos que praticamente todas as IDEs trazem.

Agora vai minha opinião sobre tudo que foi falado...


Sobre IDEs:
  • Praticamente elas facilitam todo o trabalho árduo, mas por outro lado toda a facilidade dos 'wizards' pode ocultar do desenvolvedor aspectos importantes na tecnologia empregada.

  • Sobre IDEs quanto ferramenta elas dão um show de novas implementações a cada versão lançada, sem comentários.

Um comentário depreciativo: Como são pesadas, hein?


Sobre editores de texto:
  • Gostaria de saber se a pessoa que o recomendou ainda o utiliza, pois o processo de aprendizado nunca termina.

  • Pra mim 'syntax highlighting' e 'auto-complete' não faz mal a ninguém pois se a pessoa não sabe o que digitar ou buscar qual seria então a utilidade deles?


E agora? Será que existe um meio termo nesta questão?

Estes dias, depois de um bom tempo de utilização do Eclipse, muitas felicidades e muitas birras com ele encontrei um editor muito bom que implementa vários aspectos importantes inclusos em uma IDE, mas que não deixa de ser um editor de textos acrescido de funcionalidades providas por seus plugins.

Apresento a vocês o jEdit, meu intuito não é falar que ele é melhor que A, B ou C, nem mesmo dizer que o mesmo é completo. Simplesmente quero destacar uma boa opção para quem gostaria do meio termo entre IDEs e editores de texto.

Para a apresentação do jEdit estarei a partir do próximo post abordando seus aspectos mais consideráveis, fique ligado!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, respondendo seu post no meu blog sobre o Oracle SQL Developer:


Não entendi seu post direito... o que a IDE não disponibiliza???

Vc pode fazer consultas no editor, pode selecionar os dados clicando nas tabelas e pode quando cria uma conexão dizer que ela deve ir direto para uma base e não pra MySQL direto... a única coisa que eu sinto falta é poder atualizar registros vindos na grid com os resultados... isso seria de um grande valor... :D

Abraço